terça-feira, 8 de abril de 2014

Reino Protista

Podem ser autótrofos (do grego: "autos", por si mesmo + "trophé", nutrição; literalmente "seres que alimentam a si mesmos"), ou seja, protistas que possuem clorofila e fazem a fotossíntese; no entanto, existem também outros protistas que são heterotrófos, ou seja, incapazes de fazer fotossíntese e que se alimentam de matéria orgânica. Protistas autótrofos, constituem a maior parte do planctôn marinho e dulcícula, são os mais importantes produtores nesses ecossistemas aquáticos.


Protist collage.jpg

Os protozoários podem ser classificados pelo seu modo de locomoção:

-Rizópodes: locomoção por pseudópodes;

-Ciliados: locomoção através dos cílios;

-Flagelados: locomoção através dos flagelos;

-Esporozoários: não possuem meio de locomoção.


Algas Protistas


São organismos autotróficos mas que não são plantas verdadeiras.

Elas classificadas em:

-Diatomáceas:  são um importante grupo de protistas pertencentes à divisão Bacilariófita. São organismos unicelulares, e possuem como característica uma carapaça ou parede silicosa chamada frútula, localizada externamente à membrana plasmática. Ocorrem na água doce e nos mares, podendo ser planctônicas ou bentônicas. Existem algumas espécies que formam cadeias ou colônias simples que poderão levar um observador incauto a considerá-las como pluricelulares.
-Dinoflagelados: Os dinoflagelados para os protozoologistas são um grande grupo de protistas flagelados. A maior parte das espécies pertencem ao plâncton marinho (mais especificamente do fitoplâncton), mas são também comuns em água doce
-Clorofíceas:  são um grupo de organismos fotossintéticos composto por espécies microscópicas e macroscópicas. Encontram-se em todos os ambientes aquáticos: marinho, salobre e de água doce. A maioria das espécies vive a maior parte do seu ciclo de vida como células isoladas. Outras no entanto, podem associar-se em colonias ou em filamentos.Possuem como reserva de energia o amido.
-Feofíceas: As feofíceas possuem bastante fucoxantina e são geralmente macroscópicas e marinhas. São as algas pardas ou marrons. Algumas espécies podem medir mais de 50 metros de comprimento.
-Rodofíceas: As rodofíceas possuem bastante ficoeritrina, embora tenham também clorofila. São algas vermelhas e geralmente macroscópicas e marinhas, mas existem formas que vivem na água doce. Entre as algas vermelhas, existem formas comestíveis, como as algas do gênero Porphyra.

Fonte: wikipédia, portalbrasil,mundovestibular.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário